Em meio ao atual cenário do setor da bovinocultura de leite de Palotina, o Sindicato Rural por meio da Federação da Agricultura do Estado do Paraná – FAEP, solicitou a vinda do serviço de assistência técnica aos produtores de leite.
O principal motivo da solicitação, atende a necessidade de ações em apoio ao pequeno e médio produtor, diante as inúmeras dificuldades na produção que vem prejudicando famílias inteiras que tem na produção de leite a principal fonte de renda.
Em um encontro realizado na quarta-feira (08/07) na sede do Sindicato Rural de Palotina, aconteceu a apresentação da ATeG – Assistência Técnica e Gerencial, um serviço gratuito do Senar oferecido ao produtor.
O objetivo do serviço é a geração de renda, melhoria da produção e na gestão rural de forma educativa. Os produtores são acompanhados periodicamente por um técnico de campo durante 24 meses.

O encontro contou com a participação de bovinocultores de leite, laticínios da microrregião de Palotina e Maripá, representante da C.Vale, secretários de agricultura de Palotina e Maripá e o produtor palotinense, Alcélio Bombacini reconhecido pela excelência na produção de queijos no estado do Paraná e representante do setor na Câmara Técnica do Leite na Federação da Agricultura.
A participação do produtor dentro da ATeG obedece a critérios de seleção dentro de uma metodologia que foi apresentada por meio do analista ATeG, das cadeias pecuárias, Alexandre Lobo Blanco. Para o início do serviço devera haver a formação de um grupo com 30 participantes que não tenham a participação em outros serviços de assistência técnica.
Segundo o presidente do Sindicato Rural de Palotina, Edmilson Zabott, a iniciativa da realização da assistência técnica e gerencial é de fundamental importância a continuação da atividade leiteira, dando total atenção a sucessão familiar no campo, “O oeste do Paraná sendo a 2ª maior bacia leiteira do estado, gerando renda, emprego mantendo a família no campo, sofre com a falta de uma assistência técnica mais próxima do produtor, esse foi o motivo de termos escolhido esse setor para a realização da ATeG, que atende diversos setores da agropecuária”, destacou Edmilson ressaltando a importância da mobilização entre laticínios, cooperativas e a administração municipal se torna de grande importância ao sucesso da ação com foco no suporte e desenvolvimento do setor leiteiro que vem sendo prejudicado ao longo do tempo não recebendo apoio.
A próxima etapa para o início do serviço de assistência técnica e gerencial consiste na formação de um grupo de produtores interessados em participar que vão receber a visita de um técnico especialista do Senar com objetivo de conhecer a realidade do dia a dia da produção no campo.
Os produtores interessados a participar podem obter informações diretamente com o Sindicato Rural de Palotina através do telefone 44 98433-1021 (Marli) ou ainda através do site www.ruralpalotina.com.br.
|