DE PALOTINA PARA O MUNDO: QUEIJO BEL PAESE CONQUISTA MEDALHA INTERNACIONAL NA FRANÇA
 
publicado em: 19/09/2025
fonte: aen / Portal Palotina
 

Produzido na Granja Santo Expedito, no distrito de São Camilo, produto maturado entre seis e 12 meses garantiu medalha de bronze no 7º Concurso Mundial de Queijos em Tours.

O proprietário da Granja Santo Expedito, de Palotina, Alcélio Bombacini, associado do Sindicato Rural de Palotina e membro da Comissão Técnica (CT) de Bovinocultura de Leite da FAEP, comemora a medalha de bronze conquistada no 7º Concurso Mundial de Queijos, realizado no último domingo (14), em Tours, na França. O queijo Bel Paese, produzido no distrito de São Camilo com leite de vacas Jersey da propriedade e maturado entre seis e 12 meses, é fruto do trabalho da jovem queijaria, criada há menos de dois anos.

Para o produtor, o reconhecimento internacional evidencia a qualidade e o potencial do produto local. “Considerando que produzimos queijos há pouco tempo, estamos muito felizes. Mostra que o nosso queijo tem aceitação por todos os paladares”, destacou Alcélio.

Além do queijo de Palotina, outros sete produtores paranaenses foram premiados na competição: duas medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze. Ao todo, 1.960 produtos de 26 países participaram do concurso, incluindo 300 brasileiros.

Todos os premiados integram o Prêmio Queijos do Paraná, iniciativa do Sistema Faep em parceria com o Governo do Estado, por meio do IDR-Paraná. A ação visa promover e qualificar o setor, ampliando a visibilidade dos queijos artesanais.

“Somos um dos principais produtores de leite do Brasil. Esta premiação é importante para expandir o mercado dos queijos paranaenses e mostrar a qualidade dos nossos produtos”, ressaltou o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Márcio Nunes. Durante o concurso, os queijos foram avaliados por um corpo internacional de jurados: notas acima de 90 pontos garantiram ouro, entre 85 e 90 pontos, prata, e acima de 80 pontos, bronze.

O presidente interino do Sistema Faep, Ágide Eduardo Meneguette, também celebrou os resultados. “Esta é mais uma prova de que nossos queijos estão entre os melhores do mundo. O Prêmio Queijos do Paraná funcionou como vitrine e trampolim para os produtores alçarem voos ainda mais promissores”, afirmou.

Foto Cédito: Portal Palotina